segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Estêncil: uma forma rápida de grafitar

Uma técnica mais rápida e simples do grafite, o estêncil continua fazendo sucesso nas ruas e conquistando cada vez mais adeptos. A palavra vem do inglês stencil, que identifica o tipo de material com o qual a técnica é produzida. 

O estêncil ganhou visibilidade e valorização mundial a partir dos desenhos produzidos por Banksy, artista de rua britânico que já teve obras avaliadas em até 200 mil dólares. É utilizado largamente nos centros urbanos, seja como forma de protesto ou como expressão artística.



A técnica é feita através de moldes vazados e abrange diferentes graus de dificuldade. Há imagens mais simples e mais complexas, exigindo menor ou maior nível de habilidade de quem se propõe a fazê-las. Os materiais também variam: o estêncil pode ser aplicado em paredes, tecidos, madeiras, entre outras superfícies, com a tinta em rolo ou spray.

Como o grafite tradicional, o estêncil ultrapassou os limites da rua e ganhou novos espaços. Um bom exemplo está no mundo da moda, onde a técnica é uma estampa alternativa frequente em roupas, principalmente camisetas. Com as novas utilizações, a técnica também passa a ser uma nova fonte de renda.

Apesar de desatualizado, o site Stencil Brasil é um bom endereço para quem quer saber mais sobre a técnica, reunindo imagens de estêncis feitos por artistas de todo o país. Confira: http://www.stencilbrasil.com.br.

Por Amanda Julieta.
Foto: Estêncil de Claudio Donato/Dedé. Reprodução Stencil Brasil. 

0 comentários:

Postar um comentário